HISTÓRICO

O Centro de Treinamento SENAI – Mairinque está localizado no município de Mairinque, distante cerca de 65km de São Paulo e tem como o principal acesso a Rodovia Raposo Tavares.
A Escola, foi inaugurada em 02 de abril de 1993, e nesse dia deram início às atividades, desenvolvidas sob forma de vínculo à Escola SENAI "Gaspar Ricardo Júnior" - CFP 4.02 do município de Sorocaba, por intermédio de convênio entre o SENAI e a prefeitura municipal de Mairinque. Foi criada com o objetivo de desenvolver educação profissional, em atendimento às necessidades das indústrias da região, que eram predominantemente da área metalmecânica.
Durante o período de atuação como Unidade vinculada teve os seguintes diretores:
Floreal Rodrigues Moreno, de 02/04/1993 à 12/1994; José Carlos Signhoretti de 02/01/1995 à 12/1999; Walter Rubens Seixas de 23/12/1999 à 12/2000; Mario Eugenio Simões Onofre de 02/01/2001 à 05/2001.
O vínculo ao CFP 4.02 perdurou até 01/06/2001, quando então se torna Unidade autônoma. Nesta atual condição, estabeleceram-se como diretores: José Carlos Rodrigues Pinto de 01/06/2001 à 12/2008, e atualmente Adriano Ruiz Secco, que dirige a Unidade desde 11/02/2008.
Com o advento da Escola SENAI “Antônio Ermírio de Moraes” - CFP 4.03, no município de Alumínio, inaugurada em 14/09/2004, a gestão do Centro de Treinamento estende-se também àquela Escola.
Além da gestão que passa a ser comum entre as Unidades, elas também compartilham sua área de atuação, que até 2009 abrangia os municípios: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque e São Roque. Entretanto, conforme determina o documento CO-56/09, que redistribui as áreas de abrangência entre as Unidades, vigorando a partir de 2010, incorpora-se também à área de atuação da Escola os seguintes municípios: Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Tapiraí, contemplando atualmente nove cidades.

  • As ações da Unidade são planejadas e desenvolvidas buscando manter harmonia constante à finalidade institucional, e em sintonia aos objetivos gerais do SENAI, resumidos a seguir:
  • Realização da aprendizagem industrial;
  • Assistência aos empregadores na elaboração e execução de programas gerais de treinamento do pessoal dos diversos níveis;
  • Proporcionar, aos trabalhadores maiores, a oportunidade de completar sua formação profissional parcialmente adquirida no local de trabalho;
  • Concessão de bolsas de estudos e de aperfeiçoamento a pessoal de direção e a empregados de excepcional valor das empresas contribuintes, bem como a professores, instrutores, administradores e servidores do próprio SENAI;
  • Cooperação no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse para a indústria e atividades assemelhadas.


Para garantir o atendimento às demandas da indústria e da comunidade, a Escola busca constante atualização tecnológica, de infra-estrutura e de recursos humanos.
Assim é possível obter contínuo aprimoramento dos serviços educacionais, sua melhoria, ampliação e diversificação de produtos ofertados.
Atualmente, além do atendimento à área metalmecânica, são também contemplados outros setores da indústria e da comunidade, abrangendo as áreas: eletroeletrônica, metalurgia, construção civil, vestuário, gestão, automação, logística e tecnologia da informação.
Por intermédio de convênios, parcerias, palestras, reuniões, atividades sociais e prestação de serviços, são desenvolvidas atividades que e proporcionam a participação da Escola nos diversos segmentos da indústria e na comunidade.
Em resposta à demanda da região, das indústrias e da sociedade, e buscando o cumprimento da missão institucional, a Unidade proporciona a educação profissional e tecnológica, por meio do desenvolvimento de ações formativas que compreendem: a educação para o trabalho, a formação inicial e a formação continuada, exceção entretanto, a educação técnica de nível médio e a educação superior.